quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Receita universal


Lá vou eu de novo falar sobre comida... Aliás, comida é um tema que sempre me interessa. Não que eu seja uma gourmet ou coisa parecida... Mas é que “comer” é muito mais do que o simples ato de “comer”. É o ensejo para encontros, uma boa conversa, até para viajar. Ora, comer pode significar conhecer coisas novas, culturas diferentes, estilos de vida diferentes. Sem falar no estímulo aos sentidos: temperos, cheiros, texturas, enfim, um mundo de descobertas.

Vocês já pararam para pensar qual seria a comida universal? Sempre achei que fosse o pão. Sim, o pão nosso de cada dia. Me imagino vivendo sem carne, sem arroz ou feijão, sem esta ou aquela fruta, sem leite, sem batata, mas... sem pão? Muito sofrido. E penso que não deve ser diferente por aí afora, pois o pão está presente em todas as culturas, ainda que feito dos mais diversos ingredientes - trigo, cevada, arroz, aveia, queijo, batata, milho... - e com inúmeras formas de preparo.

Passando esses dias na livraria, descobri que não sou só eu que penso assim (ah, não diga!). Um fotógrafo de culinária lançou este livro chamado Pão da Paz, que traz 195 receitas de pão, típicas de 192 países que fazem parte da ONU (daí o título do livro). Achei muito legal! Tem receita de tudo quanto é país, até do Gabão! E o bom é que o autor faz uma relação entre a receita de pão e a cultura local. Interessante, mesmo para aqueles que não quiserem se aventurar no fogão...

Ah, e para quem ficou curioso, a receita que está associada ao Brasil é a do nosso pão de queijo.

Um comentário:

Lucius Petrus disse...

Galega, eu também sou fã de pão... Hoje mesmo fui ao Téte a téte (será que é assim que se grafa? Bom, é o restaurante do CasaPark!) e comi umas bruschettas maravilhosas... E é aquela coisa simples: um tomatinho, em cubos, levemente refogado com manjericão, servido sobre fatias de pão ciabatta... Uma maravilha! Aliás, pão ciabatta é o que há!
Pô, que fome deu o seu post! Acho que vou ali na lanchonete beliscar alguma coisa...