sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Eleições 2008: vota EUA!

Meus estimados amigos e amigas,

O assunto do momento nos meios de comunicação mundiais é a eleição presidencial americana. Essa coisa interessante, que de quatro em quatro anos chama a atenção de todo o mundo para quem será o próximo governante mais odiado do planeta (tá, não chega a esse ponto... o Clinton não era tão odiado assim...). Bom, brincadeiras à parte, o fato é que é uma eleição importantíssima, e que chama a atenção de quem vê por suas peculiaridades: aliás, entender todas as fases do negócio é trabalho complicado!

Bom, vou compartilhar com vocês o que eu sei do negócio (que, volto a destacar, é COMPLICADO pra caramba!): nesse início do ano, estão acontecendo em vários estados americanos as chamadas ‘primárias’, utilizadas para identificar os candidatos dos dois principais partidos, quais sejam, o Partido Democrata e o Partido Republicano. Depois que isso acontecer, aí sim, começa o embate definitivo – o que, na verdade, fica pra depois de agosto (e a eleição é em novembro).

No partido Democrata, a disputa está entre a senadora por Nova York Hillary Rodham Clinton (lembram-se dela?) e o senador por Illinois (Chicago) Barack Obama. A disputa, em que pese a mídia ficar fazendo alarde por aí, está praticamente decidida: pela primeira vez, o principal candidato de um dos dois principais partidos será uma mulher. E, aliás, com grandes chances de ser eleita presidente. Analisando o atual cenário, ela deve sair vitoriosa em 33 dos 50 estados americanos, e terá um forte apelo junto à população, saudosa dos bons anos 90 e do clima de bom humor e desenvolvimento econômico vividos na era Clinton. No entanto, ela é vista por muitos como extremamente liberal, o que pode enfraquecê-la como candidata (vale lembrar que o americano, em geral, é bastante conservador). Além disso, muitos questionam a sua capacidade de liderança – outro ponto delicado quando se trata da presidência da maior potência militar e econômica do planeta.

Já entre os Republicanos, a briga está mais interessante. Nos últimos dias, só se fala de dois candidatos, vitoriosos, respectivamente, em Iowa e New Hampshire: Mike Huckabee e John McCain. O primeiro é um pastor batista que já foi governador do Arkansas (o mesmo estado governado por Bill Clinton), ao passo que o segundo é um senador pelo Arizona que tentou a indicação do partido à presidência anteriormente, sendo derrotado por George W. Bush. O terceiro personagem dessa disputa é o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que têm gastado os tubos de grana mas só venceu a disputa em Wyoming – para muitos, carta fora do baralho. Por fim, o líder das pesquisas (mas que, até agora, não mostrou a que veio) é o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani. Há alguns meses, seu nome era dado como certo para a presidência; porém, sua vantagem vem caindo reiteradamente, e há muitos que afirmam que seu momento já passou – apesar da imagem forte de liderança que transmitiu durante os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. As pesquisas mostram que ele deve ganhar em 20 estados, o que não garante sua vitória no geral, mas o coloca como principal ator no processo. Meu palpite é que ele será o indicado.

E, sendo assim, ficaríamos com um cenário Giuliani versus Hillary, no qual eu aposto, verdadeiramente, no ex-prefeito. Apesar de estar no seu terceiro casamento e de ser famoso por suas crises de destempero, ‘Rudy’ tem a imagem de um candidato competente (é o cara que resgatou Nova York para o mundo) e que atravessou com brilhantismo o momento mais difícil da história americana. Acredito que se sobreviver às primárias, ‘Rudy’ chegará lá e se tornará o primeiro ítalo-americano presidente dos EUA. Sendo assim, ‘Forza, Giuliani’!

Abraços a todos!

Fotos: Wikipedia.
Ps.: apesar de eu achar que o Giuliani ganha, botei a foto da Hillary primeiro no post. É uma deferência às mulheres, além de achar que a foto dela é bem mais simpática do que a do Rudy!

Nenhum comentário: