domingo, 6 de janeiro de 2008

Feliz 2008!

Meus queridos, já estamos em 2008 e o Menos Direito anda meio paradão... Vamos tentar dar um impulso nesse mês? Bom, vou começar desejando a todos um ano de muitas felicidades, saúde e paz, e de muitas realizações!

Vou aproveitar para postar algum comentário sobre um dos meus temas favoritos: Fórmula 1! Hoje ocorreu o lançamento da nova F2008 (foto ao lado, de crédito da AP - Ferrari), o monoposto que a Ferrari disputará o campeonato e tentará, com todas as forças, manter os títulos de construtores e de pilotos conquistados no ano passado neste ano que se inicia. Para quem não está acompanhando a F1, vou tentar dar um update:

No campo do "em time que está ganhando não se mexe", a Ferrari resolveu manter sua dupla, com o agora campeão mundial Kimi Raikkonen e o brasileiro Felipe Massa; no mesmo caminho, seguiram a BMW, com o alemão Nick Heidfeld e o polonês Robert Kubica, a Red Bull manteve o australiano Mark Webber e o simpático "vovô" escocês David Coulthard, e a Honda confirmou o inglês Jenson Button e Rubens Barrichello.

Em relação ao ano anterior, temos algumas mudanças na maioria das equipes. Na McLaren, depois do fiasco do ano passado - quando perderam o campeonato de construtores pelas denúncias de espionagem e o de pilotos por um ponto para o Kimi Raikkonen - Lewis Hamilton foi efetivado como primeiro piloto de vez; o inglês vai ganhar um rodo de grana e vai ter a companhia do finlandês Heikki Kovalainen, que corria na Renault. Para o lugar do finlandês, a equipe francesa contratou o bicampeão Fernando Alonso, o qual terá a companhia do estreante brasileiro Nelson Ângelo Piquet. Na Williams, o competente alemão Nico Rosberg será mantido, tendo a companhia do japonês Kazuki Nakajima (filho do lendário Satoru Nakajima). Na Toyota, o italiano Jarno Trulli foi mantido, mas o alemão Ralf Schumacher, que não vinha obtendo bons resultados nos últimos anos, foi dispensado sumariamente; para seu lugar, foi contratado o também alemão Timo Glock, campeão da GP2 de 2007 (a GP2 é a categoria de acesso à F1). A Super Aguri, equipe-satélite da Honda, ainda não confirmou seus pilotos, mas há quem garanta que não terá mudanças em relação ao ano passado, quando alinhou com o japonês Takuma Sato e o inglês Anthony Davidson.

Por fim, mais duas equipes vêm com novidades para 2008: a Toro Rosso, chefiada pelo ex-piloto austríaco Gerhard Berger, que alinhará com o tetracampeão da CART (lembram da antiga fórmula Indy? Pois é, é como se fosse!), o francês Sebastien Bourdais, e o alemão Sebastian Vettel; e a Force India (?), antiga Spyker (?) e Midland (?), que terá o alemão Adrian Sutil e, provavelmente, o italiano Giancarlo Fisichella.

Bom, para finalizar o post – que já está enorme – vamos aos palpites: eu apostaria minhas fichas que esse será o ano do bi de Raikkonen, agora mais entrosado na Ferrari e, ao meu ver, com chances de dominar a temporada de forma a lembrar até os tempos de Schumacher; se houver alguma briga, creio que se resumirá a algumas disputas com Massa e Hamilton, com Alonso correndo por fora. Nelsinho deverá fazer um campeonato razoável, sem surpreender muito, mas será o melhor dos estreantes; Kovalainen, acredito, pode ter bons resultados no decorrer do ano. Ao fim do ano, teremos fortes especulações – que podem se tornar realidade – sobre a saída de Massa da Ferrari, com a possibilidade de Alonso se transferir para a Scuderia em 2009.

E é isso aí! Um abraço a todos e, mais uma vez, um feliz 2008!

Nenhum comentário: