sexta-feira, 29 de junho de 2007

Haja Futebol!

Desde criança que sou apaixonado por futebol! Sempre costumei contar os anos tendo como referência as copas do mundo.

Sabe que me tenho por gente desde a Copa de 86? Pois é, ali eu acho que virei gente! Tenho umas lembranças vagas de antes daquela Copa: uma camisa rasgada do Zico, um empate entre Brasil e Argentina (que, por sinal, nem sei quando foi, já que em 78 eu só tinha um ano). Enfim, são como uns vultos que passam na minha cabeça, umas lembranças meio vagas e perdidas na minha memória.

É bom que se ressalte que, como todo bom amante do futebol, já tratei de compensar minha pouca idade com vídeos e vídeos de momentos marcantes do esporte bretão. Mas é diferente: uma coisa é você ver um vídeo de um jogo antigo; outra coisa é você lembrar que assistiu àquilo acontecer. Gosto dessas minhas vagas lembranças. Gosto dessas imagens que passam pela minha cabeça.

Mas, como eu ia dizendo, foi em 86 que me tive por gente. Gente grande não, tudo bem, mas gente com sentimento próprio e besteira na cabeça. Muita besteira na cabeça, afinal acho que lembro de quase todos os jogos daquela copa. Isso, na cabeça de um menino, é a coisa mais importante do mundo!

Chorei pra caramba quando o Brasil perdeu da França nas cobranças de pênaltis. E o pênalti que o Zico perdeu durante a partida? Logo o Zico! Ali eu virava eu, essa besta que vos escreve! Quer dizer, eu pequenininho, magro que só!

Bem, o futebol é parte da minha vida: uma parte bem grande! Aliás, todas as partes da minha vida são grandes! Não dá pra viver nada “mais ou menos”. Ou gosto ou não gosto; ou vou ou não vou.

Mas o que eu quero é lhes dizer (grande Chico) que aqui vamos falar muito de futebol! Isso pra desespero da mulherada, que acha que está sempre passando o mesmo programa na ESPN Brasil. Tá não, senhora! Cada um é um; todos os Paulos têm um sobrenome diferente, e por aí vai...

Enfim, sintam-se à vontade para propor qualquer discussão sobre o futebol, e divirtam-se como nós nos divertimos (não é mesmo, meu amigo Lucius Petrus?).

Para os que não gostam do tema, vamos falar de outras coisas também. É que por enquanto vêm vindo um monte de lembranças de futebol na cabeça. Sabe aqueles vultos que passam, aquela coisa meio vaga na mente? Pois é...

Nenhum comentário: