terça-feira, 17 de julho de 2007

Coisa de macho!

Desde a última sexta-feira, estou de férias. Terminei um cursinho que estava fazendo no período da manhã e vou aproveitar duas semanas de descanso do trabalho. Isso, para mim, significa muito tempo livre para ver o que acontece pelo mundo; e, no último domingo, aproveitei para acompanhar a oitava etapa do Tour de France 2007, uma competição que é conhecida, em português, como a "Volta da França". E, literalmente, é uma "volta" na França mesmo. Disputada desde 1903, o Tour de France é realizado anualmente no mês de julho, e forma, juntamente com o Giro d'Italia e a Vuelta a España o "grand slam" do ciclismo mundial. Neste domingo, acompanhei a oitava etapa, que ligava as cidades de Le Grand-Bornand e Tignes, um percurso de 165 quilômetros disputado em terreno montanhoso.


Não sou um especialista no tema, mas vou compartilhar o pouco que sei sobre o assunto; as provas de longa duração (como o Tour de France) possuem várias competições, por assim dizer, "embutidas" nas diversas etapas que são disputadas. Existem três tipos de etapas: as corridas abertas, nas quais todos os ciclistas largam juntos; as etapas de cronometragem individual (na qual cada atleta tem o seu tempo contado - com um percurso menor, na maioria das vezes, e largando um de cada vez); e as etapas de cronometragem de equipe (nas quais as diversas equipes de ciclistas que participam da competição largam em separado, mas com o grupo disputando em conjunto). Nas corridas abertas, o trecho em disputa é marcado, em vários locais, com pontuações específicas; por exemplo, digamos que o trecho tem uma grande subida de montanha; normalmente, o topo da montanha é um "marco de montanha", e quem chegar lá primeiro ganha pontos específicos na competição de montanha (e que possuem efeitos na pontuação geral); já um ponto em um vale pode receber um "marco de velocidade", ou outro nome que se pode dar, que confere, àquele que chegar lá primeiro, pontos específicos na competição de sprints.


Na verdade, o líder geral da prova (que é definido, entre outros elementos, por pontuações e tempo registrado em cada uma das etapas), usa uma camisa amarela, a maillot jaune; o líder dos sprints, ou seja, o que marcou pontos específicos por ter chegado mais vezes em primeiro, segundo ou terceiro nas diversas etapas, usa uma camisa verde, a maillot vert; o "Rei das Montanhas", que ganha pontos nas corridas por atingir primeiro as metas de escalada, usa uma camisa branca com bolinhas vermelhas, a maillot à pois rouges; e, por fim, o ciclista que, no geral, for o melhor abaixo dos 25 anos de idade, usa uma camisa branca, a maillot blanc.


Bom, como já disse, a competição desse ano já está em curso, e você pode visitar o site do Tour nesse link. O que eu gostaria de destacar é que essa competição é, simplesmente, assustadora em seus números completos: ao final da competição, os atletas terão percorrido, cada um, cerca de 3.500 quilômetros em 22 dias. E só para finalizar, o maior vencedor do Tour é um tal de Lance Armstrong, um cara que é um exemplo de vida e superação; quem quiser saber mais sobre ele - e sobre o trabalho da Lance Armstrong Foundation, é só clicar aqui!


Um abraço e até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Camisa branca de bolinhas vermelhas?!?! Fala sério!!!

Marie Curie disse...

Le Tour de France é muito legal! Bota preparo pra fazer um troço desses.


E mudando o foco, vale a dica de um dos filmes de animação mais legais que eu já vi, e que tem parte da história de pano de fundo fazendo referência ao Tour de France: As bicicletas de Belleville.