terça-feira, 3 de julho de 2007

2007 já chegou... Você sabia?

Mearim Motos. Esse é o novo fenômeno da internet (popularizado pelo Kibeloco). Duas palavras que prometem trazê-lo para o segundo semestre de 2007; ou, ao menos, para este ano. Se você ainda não viu, veja; vá ao Youtube e pesquise por essas duas palavrinhas. E prepare-se para ficar chocado – eu me acabei de rir...

Falando em estar em 2007, o tema do momento é o bendito do Iphone, lançado ontem pela Apple em conjunto com a AT&T nos EUA. Ontem, a Apple anunciou que foi um sucesso o lançamento do produto. Foram vendidos, em três dias (desde as 18:00 de sexta-feira), mais de 500.000 unidades do produto.

Tirando por base que o mais barato saiu por quinhentas doletas, isso dá a quantia obscena de US$ 250 milhões só nesse fim de semana. Vocês têm uma idéia do que é isso? A previsão da Apple é vender, em todo o mundo, 10 milhões de unidades do produto até o fim de 2008, o que pode gerar ganhos brutos, em venda, de US$ 5 bilhões; porém, há analistas em Wall Street que afirmam que os números podem chegar a assustadores 45 milhões de aparelhos até o fim do próximo ano, o que representa vendas brutas de, no mínimo, US$ 22 bilhões.


Entre as vantagens deste novo gadget, há que se destacar o display de LCD, que é simplesmente lindo; o design do menu, que pode ser acessado com o toque do dedo e que é intuitivo – aliás, a principal virtude dos produtos da Apple. Além disso, reproduz vídeos, acessa o Google Maps, o Youtube, e, além disso, tem a possibilidade de reproduzir músicas com qualidade em suas caixas de som embutidas. No entanto, nem tudo são flores (ou maçãs, no caso): o sistema não permite o envio de mensagens multimídia, com fotos, por exemplo; não há gravação e nem chamada por voz; não é compatível com kits para uso em carros e está vinculado, ao menos por enquanto, ao serviço da AT&T (o que vai mudar em breve, tendo em vista as vendas); ademais, a câmera é muito rudimentar, sem capacidade de zoom.


Os obstáculos acima podem parecer desprezíveis para alguns, porém, para os amantes da treconologia, isso faz a diferença. De qualquer forma, isso parece ser irrelevante para a Apple, uma empresa que conseguiu se firmar provocando uma clivagem no mercado: de um lado, seus produtos; do outro, o resto. Senão vejam: quando você tem um Ipod, você não se refere a ele como “um tocador de MP3”; você tem um Ipod; se o seu computador é Apple, você fala, tranquilamente, que tem um “Mac”, e não que tem um computador. Da mesma forma, as pessoas deverão se referir aos Iphones pelo nome (falando mesmo assim, "ai fôni"), e não pela sua categoria de “telefone celular” (algo do tipo: "ah, você já viu o meu "ai fôni"?). É exatamente aí que está o diferencial da Apple: reinventar produtos e criar, de certa forma, novas categorias. A maior prova é que os competidores estão indo, todos, no mesmo sentido (touch screen, vídeos no celular...). Bom para ela, e ótimo para os consumistas de plantão – entre os quais eu me incluo...

(foto: Wikipedia)

2 comentários:

Antonius disse...

Máquina Insinuante! Saia de perto de mim!
Petrus, acho que ouvi em algum lugar que o sistema de telefonia não seria compatível com o brasileiro, pelo menos por enquanto... Posso estar falando besteira também,mas POR ISSO, E SOMENTE POR ESSA RAZÃO, não vou comprar um telefone celular/tocador de mp3/algo mais daquela marquinha lá da fruta.

Marie Curie disse...

Conheço uma certa pessoa tão freak da tecnologia quanto o querido Petrus que está por agora tentando descobrir sobre a compatibilidade com o sistema brasileiro e com o dinheirinho separado para a possível compra do celular de maçã.