quinta-feira, 12 de julho de 2007

Andorra!

Meus caros, esse aí ao lado é ninguém menos que Nicolas Paul Stéphane Sarközy de Nagy-Bocsa, o famoso co-príncipe de Andorra, tirando uma casquinha da iatista francesa Maud Fontenoy, em foto brilhantemente capturada por Jean-Paul Pelissier, da Reuters. Aproveitei o ensejo da foto, que me chamou a atenção, pra voltar a postar no blog – a pedidos de nosso amigo Benignus, que até agora não mandou as respostas do Chutômetro 3 pro Balípodo (eu já respondi 6 das 10 questões, viu?).

Só para postar a foto, fui procurar um assunto pra justificar a colocação da imagem. E, ao ler sobre o atual presidente da França, descobri que ele é, também, co-príncipe de Andorra. Daí, me bateu aquela curiosidade... Mas que p.... é Andorra? Bom, Andorra, também conhecido como Principat d'Andorra (Principado de Andorra, em catalão), é um pequeno país (468 quilômetros quadrados) que fica na fronteira entre a França e a Espanha, encravado nos Pireneus. Depois de uma pesquisa na Wikipedia (a mãe digital de todos os burros e curiosos), descobri que Andorra foi, segundo algumas lendas, fundado por Carlos Magno (vulgo Charlemagne); desde o século XI, Andorra permaneceu sob a proteção do Bispo de Urgel, uma diocese da Igreja católica na Catalunha, Espanha, até que, durante a Revolução Francesa, revolucionários declararam a independência do país. Em 1806, o povo pediu a um rapazinho simpático, um tal de Napoleão Bonaparte, que restaurasse a condição de principado; desde então, Andorra tem prestado vassalagem ao Bispo de Urgel (que hoje é o senhor bispo Joan Enric Vives i Sicília) e aos reis (e depois presidentes) da França.

Hoje, Andorra é um pólo turístico e um paraíso fiscal (aliás, como várias outras micronações em todo o mundo). Aliás, aproveitando o ensejo, lanço o desafio: e vocês, postadores, falem de outros países interessantes como Andorra! E, pra quem quer saber mais, vai aí o link para o Ministério do Turismo deles. E boa viagem!

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o post! Ao ler sobre "micronações", me lembrei que certa época, durante o segundo grau, eu botei na cabeça que queria passsar um tempo estudando inglês em Malta - uma pequena ilha no Mediterrâneo! Bem, no fim a viagem não saiu... Uma pena, pois hoje eu poderia falar aqui sobre a minha experiência em morar numa "micronação".

Benignus disse...

Saibam que existe até um motel em joão pessoa com esse nome: o "Andorra Motel"! (http://www.andorramotel.com.br/).

Antonius disse...

Eu conheço duas pessoas que já visitaram Andorra.
É isso aí.

Anônimo disse...

Esse cara não é bobo não.
A iatista é bem jeitosa.
E por falar em bobo.

Vamos fazer uma abaixo assinado contra a exploração dos maridos.
Cansei de presenciar o Fefezinho sendo humilhado pela sua consorte.
Até a sogra anda cobrando os prestimos do garoto. Hoje, a gentil senhora questionou a agilidade na revisão do seu carro.
Pera lá. Isso já é demais.

Vamos reclamar.Protestar. Dar um basta nisso.

Se a moda pega, o Benignus terá que vir todo dia de metrô para o trabalho.
Atenciosamente,
JON